É possível restabelecer a suscetibilidade aos inseticidas?
- admallge
- 22 de jan.
- 1 min de leitura

Uma característica importante da resistência a inseticidas é a existência de custo adaptativo. Indivíduos resistentes, em geral, apresentam menor aptidão biológica quando o inseticida não está presente, podendo estar relacionado à redução da viabilidade, menor fecundidade, maior tempo de desenvolvimento, menor competitividade reprodutiva e maior suscetibilidade a inimigos naturais.
Nessas condições, o restabelecimento da suscetibilidade pode ocorrer quando o uso do produto é interrompido por um período, reduzindo a pressão de seleção e favorecendo a população suscetível.
A imigração de indivíduos suscetíveis de áreas não-tratadas para as tratadas também contribui para a diluição da resistência em áreas sob manejo químico. A velocidade desse processo depende da espécie-praga, do inseticida utilizado, do mecanismo de resistência envolvido e do ecossistema.
Assim, na ausência da pressão seletiva, a resistência tende a diminuir, e essa instabilidade pode ser explorada estrategicamente em programas de Manejo da Resistência a Inseticidas.
Para mais informações, confira nosso site!













Comentários