Você sabe o que é uma janela de aplicação para inseticidas?


Janela de aplicação é o tempo médio necessário para a praga passar por uma geração completa (ovo, fase juvenil e fase adulta).


Dentro da janela de aplicação podem ser realizadas uma ou mais aplicações do mesmo modo de ação uma vez que o nível de controle seja atingido ou com base no monitoramento. Dessa forma, ao estabelecer janelas de aplicação o risco das gerações seguintes da praga desenvolverem resistência devido à exposição ao mesmo modo de ação do inseticida é minimizado.


Em soja, as principais pragas são: a lagarta falsa-medideira, Helicoverpa armigera, percevejos, mosca-branca e lagartas do complexo Spodoptera. Todas possuem em média um tempo de geração entre 30 e 40 dias.

No milho, as principais pragas são: a lagarta-do-cartucho, Helicoverpa zea e percevejos. Todas possuem um tempo de geração em torno de 30 dias.


Já no algodão, as principais pragas podem ser divididas em grupos diferentes com base na duração de seus ciclos de vida. Lagartas, mosca-branca e percevejos possuem um tempo de geração de aproximadamente 30 dias, enquanto o bicudo-do-algodoeiro, pulgões e ácaros possuem tempos de geração mais curtos, em torno de 20 dias.

Produzir cultivos de alta qualidade é o que todo agricultor deseja e os defensivos agrícolas têm um importante papel para auxiliar a alcançar esses objetivos. Contudo, usar o mesmo inseticida repetidamente pode levar ao desenvolvimento de populações de pragas resistentes. Por isso é muito importante a rotação de diferentes modos de ação em janelas de aplicação.


Mais recentes
Siga-nos