top of page

Tuta absoluta


Traça-do-tomateiro (Tuta absoluta)

A traça-do-tomateiro (Tuta absoluta) é conhecida pelas injúrias que causa na cultura do tomate como a formação de minas nas folhas e galerias nos frutos impactando significativamente a produtividade e comercialização dos frutos. Estas injúrias a tornam uma praga de difícil controle, que dificultam o contato direto com inseticidas, gerando danos econômicos.


Além disso, vem se afirmando como uma das pragas com grande capacidade de evolução de resistência em função do ciclo curto, grande número de gerações ao longo do ano e aumento nos casos de resistência.


Vale ressaltar que para garantir o sucesso do controle é preciso respeitar o tempo correto de aplicação, considerando o nível populacional da praga bem como realizar aplicações na fase inicial da formação de minas (lagartas até L2 ou L3) e também de acordo com a recomendação das bulas para cada produto. A destruição de restos culturais que possam servir como hospedeiros secundários também é crucial para evitar que a população se multiplique. A rotação de produtos com diferentes modos de ação é essencial uma vez que a chance de seleção de resistência a um determinado grupo usado continuamente é maior. Ainda neste aspecto, a consulta a agrônomos especializados é importante para diminuir a possibilidade de resistência cruzada entre grupos.


Acesse nosso site para mais informações sobre a bioecologia e manejo de Tuta absoluta!


Mais recentes
Siga-nos
bottom of page