Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho): Espécie polífaga, presente em diversas culturas


A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é um dos principais insetos-praga de diversas culturas agrícolas no Brasil. É uma espécie polífaga, que ataca as culturas do milho, algodão, arroz, milheto, sorgo, soja, entre outras.


As fêmeas apresentam elevado potencial reprodutivo, realizam postura em camadas nas folhas, aproximadamente de 200 a 500 ovos por postura. O período de incubação é de aproximadamente 3 dias. O período larval varia de 15 a 25 dias, dependendo da temperatura, planta hospedeira, sexo e biótipo. As lagartas inicialmente raspam as folhas, mas com o aumento do tamanho passam a fazer orifícios nas folhas e estruturas reprodutivas. As pupas ficam abrigadas no solo e após aproximadamente 10 dias de período pupal ocorre a emergência dos adultos. Os adultos são mariposas com alta mobilidade. A longevidade dos adultos é de aproximadamente 12 dias. O ciclo de ovo a adulto é relativamente curto, de 25 a 30 dias.


O manejo de S. frugiperda tem sido realizado principalmente através do controle químico e com o uso de plantas Bts. Os inseticidas com frequência têm apresentado falhas de controle, isso se deve ao aumento de indivíduos resistentes no campo, em consequência da pulverização de inseticidas com o mesmo mecanismo de ação. As plantas Bt têm fornecido uma nova estratégia de controle de S. frugiperda, a qual tem se mostrado bastante eficiente. No entanto, algumas características bioecológicas da praga, como o alto potencial reprodutivo, o ciclo biológico relativamente curto e a polifagia, associadas a um cenário de sobreposição e/ou sucessão de cultivos de plantas hospedeiras “ponte verde” em algumas regiões expõe as populações de S. frugiperda à elevada pressão de seleção por inseticidas e proteínas de Bt, propiciando um cenário favorável para a evolução da resistência e, posterior comprometimento das táticas de controle. Nessa situação, a efetiva implementação de estratégias de manejo da resistência é muito importante para garantir a durabilidade de qualquer tática de controle desta praga.



No nosso site você encontra diversos materiais sobre a bioecologia e manejo da lagarta-do-cartucho. Confira!


Mais recentes
Siga-nos