top of page

Spodoptera frugiperda


Spodoptera frugiperda

A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) alimenta-se tanto de órgãos vegetativos quanto de órgãos reprodutivos das plantas, causando danos severos a diversas culturas agrícolas no Brasil.


Os problemas com esta praga se agravaram devido às modificações no sistema de produção, tais como cultivos sucessivos de plantas hospedeiras da praga (“pontes verdes”), permitindo sua sobrevivência nas áreas de produção. Esse sistema de cultivo aumentou a frequência de pulverização de inseticidas, acarretando a seleção de populações resistentes decorrente do uso intensivo de inseticidas com o mesmo mecanismo de ação. A situação torna-se ainda mais complexa devido a elevada capacidade de dispersão deste inseto, tornando necessário recomendações de manejo em nível regional.


A rotação de inseticidas de diferentes mecanismos de ação, adoção de práticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) e o plantio de refúgio, são fundamentais para preservar a eficácia de inseticidas no campo e garantir a sustentabilidade do agronegócio.


Estão disponíveis em nosso site materiais sobre manejo da resistência de insetos. Confira!


Comentarios


Mais recentes
Siga-nos
bottom of page