top of page

Restabelecimento da suscetibilidade


Uma característica da resistência é que os indivíduos resistentes apresentam um custo adaptativo. Ou seja, os resistentes são menos aptos que os susceptíveis quando o produto químico não é utilizado. Este menor valor adaptativo dos indivíduos resistentes pode estar associado a uma menor viabilidade total, menor fecundidade, maior tempo para o desenvolvimento, menor competitividade para o acasalamento, maior susceptibilidade aos inimigos naturais, etc.


Sendo assim, o restabelecimento da suscetibilidade pode ser observado em situações em que um determinado produto não é utilizado por um certo período de tempo. A imigração de indivíduos susceptíveis de áreas não-tratadas para as tratadas pode contribuir na diluição da resistência. A rapidez com que este restabelecimento se processa depende de vários fatores, dentre estes, a espécie de inseto ou ácaro, o produto químico, o mecanismo de resistência e o ecossistema.


Portanto, a frequência de resistência diminui na ausência da pressão seletiva e esta instabilidade pode ser explorada em programas de manejo da resistência.


Para mais informações, acesse nosso site!


Comments


Mais recentes
Siga-nos
bottom of page