No algodão, cada janela de aplicação deve durar aproximadamente 30 dias, de modo a coincidir com uma única geração de insetos-alvo (lagartas, mosca-branca, percevejos). Janelas de 15 dias deverão ser usadas para bicudos, besouros, pulgões e ácaros.
Espécies de insetos-praga polífagos (ex: Spodoptera frugiperda, Helicoverpa armigera) estão particularmente em risco ao serem expostas a inseticidas e proteínas inseticidas com o mesmo modo de ação nas diferentes plantações. Por isso a importância do uso de janelas de aplicação, para minimizar a exposição de pragas a inseticidas e a proteínas inseticidas com o mesmo modo de ação e, assim, agir em prol do manejo da resistência.
Veja nas imagens exemplos de como devem ser utilizados os defensivos agrícolas em plantação de algodão não-Bt, Bt e em área de refúgio, respeitando as janelas de aplicação.

Confira em nosso site essa e outras recomendações do IRAC-BR para o manejo da resistência!
Comments