O que são os testes de suscetibilidade?


Os testes de suscetibilidade avaliam a mortalidade de determinada população exposta a uma dosagem de pesticida em comparação com a resposta de suscetibilidade de uma população padrão ou população suscetível de referência. Ou seja, visa verificar alterações genéticas de populações de insetos-praga quanto a suscetibilidade a inseticidas.


São realizados através de bioensaios com metodologias padronizadas pré-estabelecidas de acordo com a população-alvo e estágio de vida da mesma. Para isso, deve-se considerar também a planta hospedeira, histórico de tratamento das culturas, tamanho e localização da amostragem.


O monitoramento da suscetibilidade de pragas a inseticidas é essencial para implementação de programas de Manejo da Resistência de Insetos (MRI). As metodologias aprovadas pelo IRAC são revisadas e avaliadas pela sua equipe técnica após serem testadas de maneira independente por representantes de empresas que são membros do comitê.



No site do IRAC-BR está disponível uma variedade de metodologias que podem ser consultadas por empresas e pesquisadores interessados em monitorar a suscetibilidade de insetos e ácaros a pesticidas. Confira!


Mais recentes
Siga-nos