top of page

Novo folder sobre "Manejo da Resistência do Bicho-mineiro do Café a Inseticidas"



O IRAC-BR publicou um novo folder!

Desta vez trata-se sobre o “Manejo da Resistência do Bicho-mineiro do Café a Inseticidas”.

O bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) é uma praga de grande importância na cultura do café. Os danos às plantas são provocados pelo consumo do conteúdo das folhas, causando desfolha de até 70%, redução da capacidade fotossintética e, consequente, redução da produtividade. Praga chave da cultura do café em regiões neotropicais, pode causar perdas anuais que variam de 40% a 80% em altas densidades populacionais e tem como principal ferramenta de manejo o controle químico.

No material são abordados assuntos como:

- Ciclo biológico do bicho-mineiro;

- Janelas de aplicação;

- Inseticidas com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o controle de bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) em café;

- Principais inimigos naturais de bicho-mineiro presentes em cafezais;

- Relação do clima com a praga.

É importante entender que a resistência a inseticidas não diz respeito apenas aos métodos químicos, mas também à bioecologia da praga e às características do meio, que também interferem neste processo. Sendo assim, este material tem o intuito de fornecer informações sobre boas práticas agrícolas para o manejo da resistência do bicho-mineiro a inseticidas visando uma produção mais sustentável e segura.

Veja o documento completo!

Manejo da Resistência do Bicho-mineiro d
.
Download • 3.80MB

Mais recentes
Siga-nos
bottom of page