top of page

Monitoramento de pragas


Ao longo de todo o período de plantio, é necessário que sejam adotadas diversas estratégias de manejo de forma integrada visando o controle das pragas em campo e a sustentabilidade das tecnologias utilizadas. Para isso, é muito importante a realização do monitoramento de pragas, assim como outras práticas (áreas de refúgio, dessecação antecipada, controle de plantas daninhas e voluntárias, tratamento de sementes, rotação de culturas, entre outras).


Ao se tratar do monitoramento de pragas, esta é uma prática fundamental para tomada de decisão, pois ajuda a determinar a situação das pragas em campo através da realização de amostragens para avaliar o nível de dano à cultura e o momento ideal para aplicação de inseticida. Inclusive, auxilia a detectar a ocorrência de indivíduos resistentes dentro de uma população, possibilitando a identificação da região e dos ingredientes ativos que estão apresentando falha de controle. Isso permite retardar a evolução da resistência e definir outras estratégias de ação mais eficazes para cada situação.


Portanto, o monitoramento da lavoura viabiliza ao agricultor proteger sua produtividade. Para o alcance de resultados mais significativos, é fundamental a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP), incluindo o Manejo da Resistência de Insetos (MRI), fortalecendo a prática de uma agricultura mais sustentável, segura e produtiva.


Visite o nosso site e saiba mais sobre as estratégias de manejo!


Mais recentes
Siga-nos
bottom of page