top of page

Manejo da falsa-medideira (Chrysodeixis includens)


Falsa-medideira (Chrysodeixis includens)

A lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens) é uma das principais pragas das culturas da soja e algodão no Brasil. O seu controle tem se mostrado uma tarefa difícil, principalmente pela redução da suscetibilidade da espécie aos inseticidas utilizados, devido à seleção de indivíduos resistentes.


Como estratégia para retardar a evolução da resistência, recomenda-se um planejamento no uso de inseticidas, utilizar inseticidas com modo de ação distintos em rotação visando o manejo proativo da resistência, de acordo com as recomendações de rótulo ou bula. Também recomenda-se seguir o esquema de “janelas de pulverização” (cada janela tem duração de ± 30 dias - período de uma geração da praga) para minimizar a exposição das gerações seguintes da praga a inseticidas com mesmo modo de ação.


Outra ferramenta muito utilizada nas culturas da soja e algodão para o controle de C. includens são os cultivos Bts (Grupo11) e que também apresentam risco de perda de eficácia e desenvolvimento de resistência, assim recomenda-se o plantio de refúgio.


Por isso a importância da adoção das estratégias de manejo da resistência e a associação de outras práticas de manejo integrado de pragas. Acesse nosso site para mais informações sobre o manejo da resistência aos inseticidas desta e de outros insetos-praga.


Commentaires


Mais recentes
Siga-nos
bottom of page