A acetilcolinesterase (AChE) é uma enzima que atua nos processos de transmissão de impulsos nervosos nos insetos. A AChE hidrolisa o neurotransmissor acetilcolina ocasionando a intermitência dos impulsos nervosos.
Os inseticidas que agem como inibidores da AChE ligam-se a essa enzima e consequentemente ela não hidrolisa a acetilcolina, prolongando a duração e a intensidade do neurotransmissor nos terminais sinápticos. O acúmulo de acetilcolina nas fendas sinápticas resulta na hiperexcitabilidade devido à transmissão contínua dos impulsos nervosos. Ocorre paralisação dos músculos o que impede a respiração e provoca a morte do organismo.
Para que os inseticidas sejam utilizados de forma sustentável, visando controlar as pragas, proteger o meio ambiente e a produtividade da cultura de interesse, é fundamental conhecer o modo de ação e seguir as recomendações de manejo como: alternar os inseticidas com diferentes modos de ação, aplicar os inseticidas dentro das especificações contidas na bula, fazer rotação de culturas, entres outras.
Consulte em nosso site a classificação dos inseticidas!
Comments