Hibridização entre Helicoverpa armigera e H. zea
- IRAC-BR
- 22 de mar. de 2022
- 2 min de leitura

A hibridização consiste no acasalamento de duas espĆ©cies diferentes que originam um descendente hĆbrido. Outro aspecto que deve ser considerado Ć© a possibilidade de fluxo gĆŖnico ocorrer entre espĆ©cies diferentes, levando ao fenĆ“meno conhecido como introgressĆ£o. EntĆ£o, quando se trata de uma espĆ©cie invasora relacionada a uma espĆ©cie nativa, este cenĆ”rio pode ser significativamente mais preocupante Ć produção agrĆcola, levando em consideração o potencial biótico, de dano e de dispersĆ£o, pois pode favorecer adaptaƧƵes evolutivas especĆficas dentro de um Ćŗnico organismo.
Um estudo publicado na revista cientĆfica BMC Evolutionary Biology, apresentou fortes indĆcios da ocorrĆŖncia no Brasil de hĆbridos fĆ©rteis em condiƧƵes naturais entre Helicoverpa armigera, detectada no Brasil em 2013 e H. zea, espĆ©cie nativa, evidenciando a compatibilidade reprodutiva entre essas espĆ©cies.
Para realizar o estudo foram coletados insetos de ambas as espĆ©cies em 13 locais de produção agrĆcola nos Estados de SĆ£o Paulo, Bahia, Mato Grosso, GoiĆ”s e ParanĆ” no ano de 2015. Em seguida procedeu-se com a extração e anĆ”lise de DNA em busca de evidĆŖncias da hibridização e introgressĆ£o.
AlĆ©m disso, foi evidenciado que a composição paisagĆstica e as variĆ”veis āābioclimĆ”ticas, expansĆ£o agrĆcola, variedades das culturas e a dinĆ¢mica das Ć©pocas de plantio influenciam a taxa de introgressĆ£o entre H. armigera e H. zea em Ć”reas agrĆcolas. NĆveis mais elevados de hibridização foram constatados nas culturas de milho e soja.
A descoberta mais preocupante Ć© a troca contĆnua de material genĆ©tico que poderĆ” afetar a gama de hospedeiros e atĆ© mesmo a resistĆŖncia a inseticidas. Se a hibridização continuar e aumentar, provavelmente complicarĆ” o manejo dessas pragas. Sendo assim, visando mitigar os efeitos das espĆ©cies invasoras, Ć© necessĆ”rio o monitoramento contĆnuo do processo de hibridização e introgressĆ£o entre pragas nativas e invasoras em campo, uma vez que isto pode impactar diretamente o manejo integrado de pragas, o manejo da resistĆŖncia de insetos e a produção agrĆcola no paĆs.
Fonte: Cordeiro, E.M.G. et. al. Hybridization and introgression between Helicoverpa armigera and H. zea: an adaptational bridge. BMC Evolutionary Biology, v. 20, n. 61, 25 mai. 2020.












