top of page

Helicoverpa armigera


A espécie Helicoverpa armigera é uma das principais pragas da ordem Lepidoptera de culturas agrícolas no Brasil. Apresenta hábito polífago, dentre as quais milho, soja, algodão, feijão, arroz, entre outras.


O plantio sucessivo de plantas hospedeiras e o deficiente manejo no período de entressafra têm possibilitado a sobrevivência de elevadas populações desta espécie e o fluxo contínuo de mariposas entre diferentes plantas cultivadas, o que ocasiona em infestações constantes independente da fase de desenvolvimento das plantas e época de cultivo.


O controle não tem se mostrado uma tarefa fácil. Os inseticidas com frequência apresentam falha de controle, devido a problemas na tecnologia de aplicação, hábito da praga e, em alguns casos, aumento da frequência de indivíduos resistentes, em consequência das pulverizações frequentes de inseticidas com mesmo modo de ação.


Para o manejo da resistência há necessidade de planejamento do sistema de produção de cultivos em cada região. O intuito é estabelecer períodos com ausência de plantas hospedeiras da praga, para assim reduzir o tamanho populacional e a pressão de seleção em favor dos resistentes. Portanto, deve-se fazer o planejamento do uso de inseticidas para evitar a evolução da resistência. Nesse sentido, a rotação de produtos com modo de ação distinto é primordial. Ainda deve-se usar as doses recomendadas em rótulo ou bula de cada inseticida e priorizar o uso de inseticidas seletivos para a preservação de inimigos naturais, os quais irão contribuir no controle dos insetos remanescentes.


Saiba mais sobre o manejo de insetos-praga em nosso site!


Mais recentes
Siga-nos
bottom of page