top of page

Grapholita molesta (mariposa-oriental): Importante praga frutífera de clima temperado no Brasil


A mariposa-oriental, Grapholita molesta, é uma importante praga frutífera de clima temperado no Brasil, causando prejuízos principalmente em macieira e pessegueiro.


O dano provocado por G. molesta ocorre nas brotações e nos frutos. As lagartas, ao atacarem as brotações, afetam a arquitetura das plantas, diminuindo a taxa fotossintética e, consequentemente, a produção. Em frutos, o ataque ocorre principalmente próximo ao pedúnculo ou ao cálice, sendo que a lagarta penetra e destrói a polpa junto à região carpelar. Os frutos atacados apresentam galerias internas e são totalmente depreciados para o comércio “in natura”. Os parâmetros biológicos do inseto podem variar em função da temperatura e do hospedeiro no qual a lagarta se desenvolveu, com um ciclo biológico (ovo-adulto) de aproximadamente 25 dias.


A principal fonte de controle é através da aplicação de inseticidas em campo, em associação com outras práticas culturais. Por isso é fundamental implementar programas de manejo da resistência aos inseticidas com o objetivo de preservar a vida útil dos novos e dos tradicionais grupos químicos utilizados pelos fruticultores.


No nosso site você encontra mais informações sobre o manejo e bioecologia desta e outras espécies de insetos-praga. Confira!


Mais recentes
Siga-nos
bottom of page