top of page

Euschistus heros (percevejo-marrom): Uma importante praga da soja que requer monitoramento constante


O percevejo-marrom, Euschistus heros, é uma espécie neotropical, sugadora de hastes, ramos, vagens e plântulas. Dentre as espécies de percevejos, E. heros é considerada a mais abundante e de maior dificuldade de controle nas lavouras de soja do Brasil, principalmente em regiões mais quentes. Também pode atacar outras culturas de importância agrícola, como algodão, milho, girassol e feijão. Além disso, nos períodos mais frios entram em diapausa.


Tanto as formas adultas como as ninfas podem causar danos severos às culturas, principalmente nas estruturas reprodutivas através da sucção de compostos fotoassimilados nos grãos em formação e injeção de toxinas prejudiciais às plantas, ocasionando na redução na qualidade, redução da produtividade, retenção foliar e abortamento de estruturas reprodutivas.


Nos últimos anos, o percevejo-marrom tem alcançado níveis populacionais elevados, tornando-se o principal alvo da utilização de inseticidas visando seu controle. A exposição consecutiva de inseticidas contendo o mesmo modo de ação, aspectos genéticos e biológicos, sua capacidade reprodutiva, além de outros fatores, podem contribuir para a seleção de indivíduos resistentes do percevejo-marrom.


No nosso site você encontra mais informações sobre a bioecologia e manejo do percevejo-marrom. Confira!

Mais recentes
Siga-nos
bottom of page