top of page

Desenvolvimento e reprodução de Helicoverpa armigera


Helicoverpa armigera

Os ovos são depositados isoladamente nas folhas e estruturas reprodutivas da planta. Apresentam coloração branco-amarelada e próximo à eclosão adquirem a coloração marrom-escuro. 


As lagartas apresentam diversas colorações, de branco-amarelada a verde, com cabeça de coloração marrom-escura a preta, apresentando listras laterais de diversas cores laterais nos diversos segmentos. Uma característica para identificação das lagartas é a presença, a partir do quarto ínstar, de tubérculos abdominais escuros e bem visíveis na região dorsal do primeiro segmento abdominal, dispostos na forma de semicírculo. Ainda possuem micropelos que podem ser observados com uma lupa de bolso e que saem de pintas salientes do 1º, 2º e 8º segmentos abdominais. As lagartas ocasionam desfolha e danos às estruturas reprodutivas. 


As pupas ficam abrigadas no solo. 


Na fase adulta, as fêmeas apresentam as asas anteriores amareladas, enquanto as dos machos são cinza-esverdeadas com uma pequena mancha escurecida no centro da asa. As fêmeas têm grande capacidade de oviposição (até 1.000 ovos). 


O ciclo de ovo a adulto varia de 25 a 45 dias.


Estão disponíveis em nosso site diversos materiais sobre manejo da resistência de insetos. Confira!


Komentáře


Mais recentes
Siga-nos
bottom of page