Classificação dos modos de ação


Os modos de ação são processos bioquímicos e fisiológicos que são alterados pelos inseticidas. Diante disso, o IRAC desenvolveu um esquema de Classificação de Modos de Ação de Inseticidas como uma ferramenta que fornece uma abordagem simples e direta para seleção do produto a ser utilizado em campo e para rotação dos inseticidas de acordo com o Manejo de Resistência de Insetos (MRI).


Atualmente existem cinco grandes grupos de acordo com o sítio de ação que segue o código de cores: azul (atuam sobre o sistema nervoso e/ou musculatura); laranja (atuam no intestino médio); cinza (modo de ação desconhecido ou inespecífico); verde (afetam o crescimento ou o desenvolvimento); e vermelho (atuam sobre o metabolismo respiratório).


Entender quais inseticidas têm modos de ação iguais ou diferentes ajuda a evitar o uso repetido de inseticidas que tenham o mesmo modo de ação para tratar a mesma população de praga. Esta ação é uma estratégia eficaz e sustentável para implementação do MRI e, consequentemente, auxilia a prevenir/retardar a evolução da resistência aos inseticidas, contribuindo para a manutenção e durabilidade da eficácia dos inseticidas.


Confira no nosso site a classificação dos inseticidas de acordo com o modo de ação e grupo químico!


Mais recentes
Siga-nos