top of page

Resistência múltipla


Resistência múltipla aos inseticidas

A resistência múltipla de insetos aos inseticidas ocorre quando pelo menos dois diferentes mecanismos de resistência coexistentes conferem resistência a dois ou mais compostos químicos (produtos estes geralmente não relacionados; por exemplo: piretróides e organoestânicos). Essa resistência representa um desafio significativo para a agricultura e o manejo de pragas, pois pode comprometer a eficácia dos tratamentos e aumentar os custos de produção.


As possíveis causas são as aplicações frequentes de inseticidas de um mesmo grupo, cultivo de uma única cultura, uso ineficiente de produtos (aplicação inadequada de inseticidas), consequentemente aumentando a pressão seletiva de organismos resistentes.


Como forma de mitigar, é essencial a adoção das práticas proativas e integradas, como a rotação de inseticidas, monitoramento contínuo, integrar métodos biológicos e práticas culturais, entre outras. A implementação de estratégias de manejo sustentável ajuda a preservar a eficácia dos inseticidas e também contribui para a proteção do meio ambiente e a segurança alimentar.


Em nosso site há diversos materiais sobre o manejo de resistência de insetos. Confira!


Comentarios


Mais recentes
Siga-nos
bottom of page