Manejo por moderação


O manejo da resistência de insetos visa prevenir, retardar e/ou reverter a evolução da resistência em insetos, para preservar as tecnologias existentes de modo a continuarem eficazes no controle de pragas no campo.


Diante disso, existem algumas táticas do manejo da resistência, dentre elas, o manejo por moderação. Ele tem o intuito de preservar os organismos suscetíveis através do uso menos frequente de pesticidas, do uso de produtos de baixa persistência, do controle em reboleiras, da manutenção de áreas não-tratadas para servir de refúgio aos indivíduos suscetíveis, da aplicação do produto no estágio mais vulnerável da praga e da aplicação do manejo integrado de pragas (MIP). Ou seja, consiste na implementação de táticas que resultem em baixa pressão de seleção para preservar os indivíduos suscetíveis em uma determinada população.


No manejo da resistência de insetos a inseticidas/acaricidas é importante ter em mente que o objetivo primário é proteger a cultura, a tecnologia e controlar o vetor. Para isso, deve-se realizar adequadamente a rotação de pesticidas com diferentes modos de ação.


Esta e outras estratégias de manejo da resistência você encontra em nosso site!


Mais recentes
Siga-nos