top of page

IRAC-BR realiza o “I WORKSHOP SOBRE MRI”


No dia 4 de abril de 2019, o IRAC-BR e a cooperativa Copacol (Cafelândia-PR) organizaram o I WORKSHOP SOBRE MANEJO DA RESISTÊNCIA DE INSETOS (MRI) para discutir a validação das recomendações de MRI a nível regional. O evento reuniu especialistas em resistência de insetos e o corpo técnico da Copacol.

Inicialmente foi apresentado e discutido o processo de evolução da resistência de insetos a inseticidas e plantas Bt e as estratégias de MRI. Em seguida, os representantes do IRAC-BR apresentaram os dados da suscetibilidade atual a inseticidas nas principais espécies-pragas que atacam a cultura da soja e milho, tais como: Spodoptera frugiperda, Chrysodeixis includens, Helicoverpa armigera, Euschistus heros e Bemisia tabaci.

Para a parte prática do Workshop, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para estudos de casos em busca de soluções para os problemas regionais, com vistas ao MRI. Dentre os insetos-praga de importância regional, destacam-se o manejo do percevejo-marrom (Euschistus heros), o percevejo barriga-verde (Dichelops melacanthus) e a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda). Discutiu-se o manejo atual dessas espécies e como este poderia ser melhorado, levando-se em conta o sistema de produção da região, com o intuito de retardar a evolução da resistência. Ainda se discutiu a possibilidade da implementação de estratégias de MRI a nível regional e monitoramento da suscetibilidade de populações desses locais em parceria com os consultores do IRAC-BR, uma vez que, a Copacol tem uma grande área de abrangência na região Oeste do Paraná.

O I Workshop sobre MRI foi muito produtivo, pois possibilitou a aproximação do IRAC-BR com o corpo técnico da Copacol. Isso oportunizou um momento de discussão sobre as práticas atuais de manejo dos principais insetos-praga da soja e milho na região Oeste do Paraná, bem como, quais estratégias de MRI podem ser colocadas em prática a nível regional para retardar a evolução da resistência. O IRAC-BR agradece a Copacol pela recepção e organização deste Workshop.

Foto: IRAC-BR

Mais recentes
Siga-nos
bottom of page