Presidente do IRAC-BR realiza palestra no XV Encontro Técnico da Fundação MT

2/6/2015

Durante o XV Encontro Técnico da Fundação MT, o presidente do Comitê Brasileiro de Ação à Resistência de Inseticidas (IRAC-BR), Fábio Maximiano de Andrade Silva, apresentou, no dia 07 de maio, uma palestra com o tema “Estratégias de manejo da resistência de insetos".
 
A resistência é uma característica genética do inseto em tolerar doses que são letais para maior parte dos indivíduos que formam uma população da praga. Fábio explica que o Manejo da Resistência de Insetos é o conjunto de medidas que visam prevenir ou retardar a seleção de indivíduos resistentes. “A proteção da durabilidade das tecnologias de resistência a insetos é uma prioridade dentre todos os segmentos da cadeia de produção, como as empresas detentoras da tecnologia, órgãos reguladores e agricultores. Além disso, a resistência de insetos coloca os agricultores, sua família e toda a sua atividade em grande risco”, afirma.
 
Um dos graves problemas enfrentado pelo agricultor em relação ao controle de insetos-pragas diz respeito ao aparecimento de populações resistentes aos inseticidas utilizados. Por desconhecer as maneiras apropriadas para enfrentar o problema ou até mesmo por não saber que o problema existe em sua propriedade, o produtor geralmente toma decisões que acabam por agravar ainda mais a situação (aumento de dose, mistura de produtos, etc).
 
Confira abaixo o conteúdo da palestra apresentada por Fábio Maximiano de Andrade Silva, no XV Encontro Técnico da Fundação MT.

 

Fonte: IRAC-BR

 

Please reload

Mais recentes
Please reload

Siga-nos

1/2
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Comitê Brasileiro de Ação à Resistência a Inseticidas - IRAC-BR - 2020

Desenvolvido por Allge Pesquisa e Desenvolvimento